quinta-feira, 2 de maio de 2013

"Constança" – Graça Alves, com ilustrações de Nelson Henriques






Trata-se de um texto de afetos que pretende estabelecer alguns pactos com o leitor: há uma  história dentro da história, distinções ilha/continente; meio urbano convivial / meio urbano impessoal, natural / artificial, associações de ideias, mensagens com alcance de sensibilização ou de conscientização, o livro vs. o computador, o incentivo à leitura.

A ilustração da autoria de Nelson Henriques reveste o texto de ternura, traço fundamental deste ilustrador que tem dado mostras de talento em outras publicações. Nesta obra, porém, o artista apresenta novas técnicas que enriquecem a ilustração, trazendo-lhe novas possibilidades.

Graça Maria Nóbrega Alves, nasceu na Madeira é professora do ensino secundário e está destacada no Centro de Estudos de História do Atlântico.

É autora de: Um pingo de sol na areia, 2008; “O Sétimo Dia”, 2005 e “Foi o Mar”, 2007, reeditados em 2009, integrados na obra São Vicente em fundo; “Meu Simão daquela tarde”, 2010; “Contra a Corrente”, 2011; Na obra Contos com Vinho Madeira de 2006, “O Vinho da Salvação” e, na edição de 2008, “Vinho, Gaivota e Cidade”.
A Lenda da Capela das Almas”, em Lendas da Madeira para Crianças, 2011, Ed. 7 dias, 6 noites, entre outros projetos.

Mantém uma crónica num jornal da Região Autónoma da Madeira.



José Nelson Pestana Henriques, Nasceu em Câmara de Lobos em 1982. Licenciou-se em Arte e Design, variante Design Projectação, pela Universidade da Madeira. Tem formação acrescida na área de Técnico de Multimédia.
Conta com várias edições infantis ilustradas por sí a nível regional e nacional: “A Bruxinha Matilde e o Elefante Verde”, “A Fada Ofélia e o Véu da Noiva”, “A Cidade do Funcho”, “Uma Escadinha para o Menino Jesus”, “Pedro Pesquito e a Câmara dos Lobos”, “A Biblioteca Misteriosa do Tio Serafim”, entre outros. Atribui um cunho pessoal às histórias através das personagens e ambientes por si idealizadas. 
A par da ilustração infantil exerce a profissão de designer gráfico.