terça-feira, 20 de outubro de 2020

Desejos & Doutrinárias Marintimidades

 




Desejos & Doutrinárias Marintimidades de Lopito Feijóo é um livro organizado em duas partes, a primeira intitulada Navegando Marintimidades com trinta e um poemas e uma segunda parte, denominada Desejos de Aminata com quarenta poemas. O livro vem acompanhado de vários desenhos da autoria de Albino Moura, um “grande mestre” das artes portuguesas, que ilustra o percurso erótico do livro.

A dimensão doutrinária a que a obra se propõe, explícita no título, mostra um projecto de escrita calculado e orientado, e evoca emblemáticos livros de erotismo, canonizados ao longo do tempo, como o Kama Sutra de Vatsyayana (séc. iv) ou o Jardim Perfumado de Omar Ibn Nefzaui (séc. xvi). Por outro lado, a dimensão amorosa, que neste livro se entrelaça à erótica, evoca o texto bíblico do Cânticos dos Cânticos de Salomão. Com efeito o prelúdio e abertura da obra cita um trecho de Salomão:

“O amor é tão poderoso como a morte
a paixão é tão forte como a sepultura.
O amor e a paixão explodem em chamas
e queimam como fogo furioso.
Nenhuma quantidade de água pode
apagar o amor. Nem o rio pode afogá-lo.
Se alguém quisesse comprar o amor
e por ele oferecesse as suas riquezas,
receberia somente o desprezo.”

[…]

Conjugando em variantes o amor em poesia, o poeta torna-se criatura criadora. As canções, os concertos, os poemas, um a um, rastreiam uma estória em que o sujeito eu, é (t)eu, significando - de forma redundante em quarenta belos poemas - a sintonia do sujeito com seu par. Este hino amoroso em quarenta variações mostra que a subjectivação da carne transpira a essencial amorosa entrega. Entrega ao desejo e à marintimidade circunscrita num nome - Aminata - que congrega em segredo sagrado a una pluralidade do amor.
[…]

Que o leitor se aventure nos poemas de Lopito Feijóo, com astrolábio e bússola, porque a navegação de Desejos & Doutrinárias Martintimidades implica uma lenta aprendizagem, saboreada em inscrito prazer, poema a poema.

 

do prefácio de Ana Mafalda Leite

Poetisa, Professora/Investigadora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa