quinta-feira, 19 de março de 2015

"Simão, Espírito de Campeão" de Vitor Morais com ilustrações de Nelson Henriques





(…) a narrativa de Vitor Morais, de um modo leve mas incisivo, com grande fidelidade na alusão às vivências e aos sentimentos que acompanham quem se vê confrontado com uma abrupta e irreversível alteração no seu quadro referencial e no seu quotidiano, o que incontornavelmente remete para a necessidade de efetuar um processo de ressocialização, no qual a prática desportiva poderá assumir-se como uma plataforma de emersão e de potencialização das capacidades e competências que muitos desconhecem existir e que o desporto poderá desvelar.
(…)
Humberto Santos (Presidente do Comité Paralímpico de Portugal)


(…)
Este livro será, sem dúvida, uma excelente forma de promover a fantástica modalidade do ténis de mesa, a importância e relevância do desporto paralímpico na vida das pessoas e de realçar a tão pertinente inclusão.
Simão será certamente um exemplo a seguir, a nunca desistirmos de sermos felizes por mais contrariedades que nos possam surgir.
Simão encontrou a sua felicidade, não deixe de procurar a sua…

Abílio Cruz (Expert ITTF PTT)



A prática do desporto, os valores que lhe estão associados e a vontade de intervir
socialmente através da ficção infanto-juvenil, voltam a motivar o autor para uma nova incursão na área do conto, a qual, tendo o desporto como fundo, interfere culturalmente quanto ao conceito mais vasto da inclusão, aproveitando como instrumento privilegiado o desporto adaptado, de que o ténis de mesa é exemplo.
(…)

Francisco J. V. Fernandes