quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

"O Cosmos de Anna Veiga" – Gonçalo Inocentes

14,00 €

Não estou habilitado a deitar sobre seus trabalhos um olhar técnico. Solto a palavra em como eles chegam a mim, quer pelo lado estético quer emocional. Eu escrevo vivendo seus trabalhos e nunca comentando como habitualmente acontece.
O clássico é mostrar uma obra de arte e esperar que ela fale por si. Dão-se medidas, elementos técnicos como se fossem sapatos e os livros de arte funcionam como museus, sendo os seus autores meros cicerones.
Eu gosto de viver as obras desde que elas me estimulem, pois não quero nem gosto de ser um mero cicerone.
Conheci Anna Veiga pessoalmente, apenas naquele Outubro, quando do lançamento do meu livro. Nesse dia, os poucos minutos que tivemos, tiveram aquela força que vence todas as inércias e descobri que não conseguia ficar por esporádicos apontamentos lançados ao vento.
Dias depois lancei-lhe um repto para uma parceria. Foi aceite com aquela alegria que era muito sua. Não foi por diante na altura devida apenas por questões de calendários. Está aqui consumada em forma de livro, agora não como um projecto, mas como homenagem que sinto imperiosa.
[…]
Anna Veiga emanava uma energia que ela própria não continha, que se expressava numa actividade febril.
A parte inicial deste trabalho, é como que uma exposição de telas que vão acompanhadas da minha leitura.
A segunda parte do livro é na totalidade da sua autoria, toda ela poesia por si seleccionada.


Da nota prévia de Gonçalo Inocentes

Livros do autor
publicados pela editora Modocromia