quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Guardadora de Ecos

Preço: 13,00€



«Nos tempos que vivemos, em que a palavra parece colapsar perante a euforia do consumo e de seus mitos e em que a percepção do real é sistematicamente filtrada pela alienação mediática, compete aos poetas e, de uma maneira geral aos artistas e intelectuais, assumirem a sua condição de sal da terra, no sentido proclamado pelo Padre António Vieira (1654). Como é conhecido, interrogava-se então o eminente vulto da Cultura Portuguesa sobre as causas da corrupção dos costumes, em terra de tantos pregadores. E, conclui que tal é possível apenas ou porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixava salgar e, então, perplexo, mas inconformado, esqueceu a terra e virou-se para o mar, para pregar aos peixes.
[…]
Em verdade, este texto, com as ideias e conceitos que exprime, não seria possível sem que, previamente, quem lhe dá forma, não estivesse imbuído, página a página, do pulsar dos poemas e textos, que compõem este magnífico livro, bem como do universo poético em que a sua autora se move.
Assim se pode dizer, que este prefácio é pálido reflexo de uma escrita-outra, aquela que se inscreve no corpo vivo da Poesia, como expressão do talento literário da sua autora e, sobretudo, como testemunho do seu tempo que, embora transfigurado, enquanto discurso poético, nem, por isso, é menos real, presente na vida vivida e na múltipla expressão das emoções, sonhos, desejos, inquietações e afectos, que falam, em poemas de grande beleza formal, da Mulher-Poeta e das suas circunstâncias histórico-sociais.
Como obra de arte, fiquei maravilhado e encantado com este belo livro de poesia, Guardadora de Ecos, da minha amiga A. D.

Assim, a Terra se deixe salgar e nunca faltem leitores…»

 

Do prefacio de Manuel Veiga
 
Livros da autora
publicados pela Modocromia