quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

"As Invasões Francesas e as Linhas de Torres" de José Geraldo

 

25,00 €


Os principais protagonistas deram-lhe nomes diferentes. Para os portugueses, foram as “Invasões Francesas”; para os espanhóis, a “Guerra da Independência”; para os britânicos, a “Guerra Peninsular”; para os franceses o “pesadelo espanhol”. Estes nomes traduzem na sua diversidade a ideia de que numa única guerra estavam contidas muitas. 
[…]

Perante um fenómeno desta envergadura e importância para Portugal, o coronel José Custódio Madaleno Geraldo resolveu abordá-lo numa dupla vertente, procurando através de várias linguagens abarcar as suas muitas facetas.

Acompanhou-o, em primeiro lugar, enquanto fenómeno histórico, num livro que publicou recentemente, como título de “As Invasões Napoleónicas – Desde a Ida da Família Real para o Brasil às Linhas de Torres” (Âncora Editoras, 2011). Foi uma obra que resultou da elaboração da tese de mestrado em História Militar, num curso que foi uma edição conjunta da Academia Militar e da Universidade dos Açores.

Simultaneamente, o autor resolveu igualmente empreender outra abordagem, com linguagem poética que de longa data cultivou. Procurou dessa forma realçar melhor a importância das invasões francesas na simbólica e nos mitos do Portugal contemporâneo, nessa rede intrincada de valores e semi-verdades, intuídas mais que ditas, de fé, de sonho e de crenças, que, nas palavras do grande Fernando Pessoa, é o “nada que é tudo”. Está de parabéns o autor por este esforço multifacetado e pela obra que produziu.



Do prefácio de António José Telo

 

Edição em quatro línguas: Português, Inglês, Espanhol e Francês