sexta-feira, 17 de maio de 2024

"Isto... Não Se Faz à Tia! de Ana Flausino" de Ana Flausino

 




 Fascinada pelo pêndulo de um velho relógio de parede e de toda a sua dinâmica ou melhor de toda a sua energia, ousei fazer esta viagem que mesmo sendo dentro de casa e em pleno Séc. XXI nos transporta no tempo e em pequenos flashs, a épocas diferentes revelando realidades, algumas das quais, até parecem estar bem presentes nos nossos dias. 

Viagem feita de sonhos, de realidades mas também de ficção soberbamente usurpada por alguém que no alto dos seus quarenta anos e, já com um ou outro cabelo branco, se predispõe a dar a conhecer o quanto a presença inesperada de uma tia, acabou por mexer consigo, com toda a família, nos seus tempos de criança e ao longo da sua vida.

O leitor encontrará nesta viagem, laivos de rebeldia protagonizados pelas crianças da casa, os quais se fazem sentir de uma forma bem evidente, usando a paleta da inocência, excedendo-se por vezes no seu egocentrismo mas maravilhando-nos ao transportar-nos para o seu mundo onírico onde ficção e realidade se conseguem misturar com os sabores do afeto.

Poderá ainda encontrar de uma forma entusiasmante alguns pontos de encontro e ou de reencontro, plenos de humor onde a brisa da inocência se associa à curiosidade e à fantasia ao criarem momentos hilariantes assim como momentos ternura, compaixão, orgulho e mistério.