terça-feira, 15 de dezembro de 2015

"Ventos do Norte" Antologia poética II, dos poetas poveiros e amigos da Póvoa



Sopram de novo os Ventos do Norte ora mais agrestes ora mais recatados mas sempre agitadores de instantes que não se aquietam no Tempo e que o poema quer registar. Continuam estes ventos a empurrar neblinas e a conduzir marés onde pernoitam os dias cansados.

Sentidos agora noutras paragens mais longínquas onde o olhar perscrutador de silêncios perdeu o alcance, outros autores aderentes dos “Poetas Poveiros” vindos de outros recantos geográficos, desta vez do Brasil e de Itália assinam a obra que hoje o leitor segura nas suas mãos – a Antologia “Ventos do Norte – volume II”
A diversidade temática que vai desde o voo à queda, do sonho ao desalento dá forma e voz aos silêncios retratados nos versos.

A poesia de “Ventos do Norte – volume II” tem muitas faces mais ou menos complexas ou mais ou menos elaboradas, mas dotadas de uma extraordinária riqueza e de uma fascinante capacidade de sedução e fascinação. Os poemas movem-se na multidão das sombras e dos ecos. Energia cósmica, pensamento acústico, loucura efémera, furor visionário ou memória alegórica, estes poemas surgem como grito que anseia a Luz.
O leitor vai querer perder-se nas suas páginas e demorar-se entre as palavras para chegar mais perto dos deslumbramentos utópicos dos seus criadores. Todos os momentos que se registam no poema são intemporais, verdadeiros e intensos. 
“Ventos do Norte” procuram através da palavra, a redescoberta da Língua Portuguesa e da dimensão criativa da linguagem literária. 
“Ventos do Norte” trazem Portugal na voz e a lusofonia no espírito.

Prefácio de Fátima Veloso