quarta-feira, 23 de novembro de 2016

"Para Além do Silêncio da Noite" de Vitor Tomás



Li e reli este “para Além do Silêncio da Noite” e, ao contrário do que é habitual na maioria dos “prefácios”, felizmente que não encontrei nenhum destes grandes poetas.
O que eu encontrei foram: os sonhos, os lugares, os medos, as saudades, os sorrisos, as lágrimas, as memórias, os afectos, muita musicalidade, e também encontrei os silêncios gritados nas “palavras em sussurro” e revi-me (confesso) em várias imagens deste livro.
Eu, de poesia, muito pouco percebo, dela atrai-me o ritmo dos versos, que a nós dizedores/declamadores, quase nos põe a cantar, o que é o caso da poesia do Vitor Tomás, tal o ritmo que os seus versos nos oferecem. Depois deixo-me levar pelos afectos e emoções que os poemas nos transmitem. E este livro dá-nos imensas.

do prefácio – Da Razão para um Não Prefácio – de Eduardo Roseira