sábado, 21 de março de 2020

Palavras de Cristal Vol.VI

20,00 €


Escrever sobre um livro de Poesia é escrever sobre palavras, sobre a própria escrita, a criatividade, a idealização. É entrar em territórios privados, os do autor e os que lhe são externos.
 Ao prefaciar um autor, podemos ‘ler’ a pessoa na transparência ou na translucidez das suas palavras. Se o autor é Poeta, a leitura torna-se um profundo exercício de introspecção sobre as diferentes dimensões dos seus estados de alma, das suas motivações, das suas ‘musas’, dos seus medos e dos seus gritos de coragem e solidão.
Quando temos perante nós uma colectânea de poemas, podemos encontrar algo mais: uma comunidade de Poetas cujos caminhos se encontram num chão partilhado, um lugar mágico de celebração da palavra, um encontro à espera da nossa leitura – como se fosse um abraço. A companhia destas Palavras de Cristal permite-se ser um exercício de prazer, um tempo concedido à diversidade de olhares e sentidos, um instante de liberdade, longe da ilusão do ruído lá fora.
Finalmente, a obra vai passar a ser pertença do leitor. “Ler é sonhar pela mão de outrem” (Fernando Pessoa, Livro do Desassossego). Neste caso, várias mãos, vários sonhos.

 Prefácio de: Lília Tavares