sábado, 4 de agosto de 2012

"Solares e Casas Nobres do Concelho de Pinhel"


Autores: João Carlos Metello de Nápoles e Jorge Metello de Nápoles

Ilustrações: Suzana Metello de Nápoles



Nesta obra descrevem-se dezasseis casa Nobres do Concelho de Pinhel, (...) eleitas segundo o critério de, para além de a respectiva inserção urbanística ou a sua arquitectura apresentarem características senhoriais, terem raízes remontando pelo menos ao século dezoito e a família então proprietária ter, nessa época, estatuto de nobreza ou relevância social na região.
Em cada uma se procurou situar a data de construção e as ampliações ou modificações arquitectónicas marcantes ocorridas até à actualidade. Igualmente se identificaram os proprietários e a respectiva Linha de Sucessão que, para cada Casa, se encontra esquematizada no final do respectivo título (...).

No Prefácio dos Autores



(…) A cidade e o concelho de Pinhel ostentam um conjunto de bens patrimoniais, de cariz residencial, onde estão patentes pormenores edificantes e de estética que reflectem as várias épocas de construção e as vivências quotidianas das famílias que a elas estão associadas.

São casas imponentes do ponto de vista da volumetria bem ao gosto de uma aristocracia fundiária, que procurou reflectir nas construções residenciais a sua importância política, social e económica. São, ainda, residências familiares de requinte arquitectónico e decorativo que as diferenciam das restantes edificações. (...)

Na apresentação do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel