terça-feira, 27 de novembro de 2012

"No Reino dos Penteados" – António Castro, com ilustrações de Catarina Lourenço






No Reino dos Penteados é, em princípio, um livro dedicado às crianças. A acção desenrola-se num Território de Fantasia e aí a vida acontece de acordo com a mentalidade dos habitantes. Estes estão sempre prontos a criticar, a apontar o dedo, a evidenciar as mínimas falhas dos outros...  
Do texto na contracapa: Maria Elisa Brazão
Prefácio: Vera Roquete 
BIOGRAFIA

ANTÓNIO MANUEL ANTUNES DE CASTRO nasceu em Luanda, em 1959, sendo residente no Funchal desde 1982.
Licenciado em História, possui o Diplôme Supérieur de Langue Française e o Corso Superiore di Lingua e Cultura Italiana.
Foi aluno da Faculdade de Letras do Porto, da Universidade Italiana de Perugia, do Instituto Italiano, do Instituto Francês do Porto e da Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa, onde obteve a pós-graduação em Gestão Administrativa Escolar. É professor de Português e História e, nos últimos anos, tem estado destacado na Divisão de Educação do Município do Funchal.
Publicou o seu primeiro livro – «Poemas» – aos catorze anos de idade, contando já com quase três dezenas de obras publicadas, para além da participação em Antologias e outras Obras Colectivas (em Lisboa, em Itália e na Madeira).

A sua poesia foi publicada em Itália (colecção Orchidee), país onde foi galardoado com três Prémios Literários (1989, 2000 e 2002) e está traduzido em língua francesa.
A sua escrita percorre a poesia, o conto, a crónica, o romance e a lite-ratura infantil. É autor de Letras para Canções, tendo participado em diversos Festivais em Portugal e na Europa, nomeadamente o “Zecchino d’Oro” (Itália), o “Canzoni dal Mondo” (Itália) e o “Ti Amo” (Roménia). Recebeu vários prémios de “Melhor Letra” em Portugal, Itália e Roménia. Na R.A.M., foi o autor da letra de várias canções vencedoras do Festival da Canção Infantil da Madeira e do Festival da Canção do Faial.

Desenvolve actividades de promoção do livro e da leitura.
Acredita ser possível e desejável o desenvolvimento de Projectos literários comuns, no âmbito da Literatura em Língua Portuguesa.

«A Fogueira Dorme na Bruma», «SPM: 30 Anos em Defesa da Classe Docente» e «Na Asa da Ilha...» fazem parte das suas mais recentes publicações.
«No Reino dos Penteados» é a sua 29.ª publicação em livro.