quinta-feira, 26 de julho de 2018

J. Ernesto da Fonseca


preço: 13,00 €

"Que estranha profissão a de Enfermagem" conclui o autor, para mais à frente… "cuidar de pessoas que em determinado momento se encontram dependentes, não se resume a actividades pré-determinadas". Memórias de um Enfermeiro de Aquém e Além-Mar, título ilustrativo de histórias marcantes, de um realismo e com um pormenor tal, que a sua leitura nos transporta à época e nos envolve nas vivências descritas que recheiam o seu percurso de vida.
"Angola - Amálgama de Novas Vivências", surgem desde logo surpresas na viagem e se repetem no quotidiano da sua actividade, pois não fosse o autor alguém que… "idealizava a realidade de Angola e de África em geral, (1960) a partir do único pedaço do mundo que conhecia, a Península Ibérica".
Dos episódios pessoais e profissionais descritos no que designa O meu baptismo de mato e capítulos seguintes, enquanto enfermeiro da Companhia de Diamantes de Angola, surgem uns como frustrantes e outros com plena satisfação e compensação, dos quais destaco pela sua singularidade, embora de diferente natureza: Momentos Inolvidáveis, o nascimento do primeiro filho; Milú, Uma Lição de Afectos e Issula a Menina de Ninguém. A riqueza, a diversidade e especificidade de todas estas vivências, levam o autor a afirmar: …"fiquei com uma certeza, seja na mais civilizada ou na mais primitiva das sociedades, só a humildade nos torna dignos e merecedores da admiração e respeito por parte dos outros".

[…]

do prefácio: Lurdes Asseiro