quinta-feira, 26 de julho de 2018

Luciano Reis ー Mestre das Palavras


preço: 15,00
[…]

O Luciano é um escritor. Mas também um ator. o Luciano é um contador de histórias. Mas também um dinamizador cultural. o Luciano Reis é Cultura. e Património. Seja ao leme da Casa Museu Leal da Câmara, ou seja, como voluntário na Universidade Sénior de Rio de Mouro.

Falamos claramente de um Ser Humano de exceção. Daqueles de Luz que com a sua Luz iluminam a vida daqueles que o rodeiam. É por isso difícil escrever sobre o Luciano. Muito difícil.

Solidário. Amigo e Generoso. Culto. Superiormente culto. e empenhado. Sério e trabalhador. Profundo e denso. o Luciano é uma Alma grande. Enorme.

[…]

É despretensioso. É humilde na forma como escreve. Escreve para que o possamos ler e até nisso o Luciano é generoso. o sucesso dele explica-se muito naquilo que é a sua forma de ser. na verdade, o Luciano escreve como é. Conta-nos histórias de vidas. Investiga e transmite o saber. Acolhe-nos e afaga-nos em cada linha de poesia ou de pensamento.

O Luciano guia-nos a cada palavra e convoca-nos para a profundidade. Às vezes inquieta-nos. Lembra-nos patamares de conhecimento interior que ainda não dominamos. Porque o Luciano na sua escrita é um biógrafo, mas também um pensador. Um poeta e um historiador.

Escrever este prefácio foi verdadeiramente um exercício de terrível e brutal dificuldade. Porque não escrevo como aquele que nestas páginas vai surgir perante Vós. Mas sobretudo porque não é fácil descrever em meia dúzia de linhas os traços mais característicos de uma personalidade tão densa e de quem tanto gosto.

Tudo o que desejo é que cada um dos leitores encontre nestas páginas o verdadeiro e genuíno Luciano Reis. e que o descubra como ele é na plenitude.

[…]

do prefácio de Bruno Parreira