domingo, 22 de março de 2020

"O Momento Certo"

13,00 €



Numa visão pessoal, o mar é a mais bela força da natureza, mesmo quando está zangado. Logo, assume o papel de uma cultura ímpar onde a assimetria de cada embate na costa é um eco imagético que abrange olhares desiguais, divergentes, solidários… mas desafiadores de um estar presente onde o belo pode ser um arco-íris de sonhos e vontades.
“O Momento Certo” de Cristina Fernandes, nasce com essa moldura apelativa por entre olhares curiosos e atentos, num folhear incansável, onde a autora codifica calendários, momentos e imagens que despertam anseios de reflexões, sorrisos ou até lados sérios questionadores do porquê de esculpir palavras assimétricas mas certas até na rima do pensamento.
     “Na nudez de cada palavra
      cresce um tempo sem memória
      onde se reconhece o olhar
      do velho peregrino da história”

[…]

“O Momento Certo” dita uma cronometria “sem urgências”, e até perfilha tempos indeterminados, num respirar “sem pressas”, onde cada vocábulo é um aprendiz de causas.

“sem dependências, sem urgências”, “mas com a plenitude” “abrangente do mesmo abraço” “do tempo demorado” “do espaço reencontrado”.
Geografias diversas, celebrações crescentes, odores inquietos, silêncios marcantes e apneias suavizantes, são o traço deste capítulo de escrita, com continuidade a assumir.
“O Momento Certo” bateu-me à porta, e gostei da “seda que este rio… aflora”.



Do prefácio de José Luís Outono