sexta-feira, 29 de outubro de 2021

"Ribatejo" de Manuel Marques Francisco

 

12,00 €

Não queria ficar responsável pela abertura do livro “O Ribatejo”, porque essa cabe inteiramente, aliás todo o texto é do autor; Manuel Marques Francisco. Está-lhe na massa do sangue, escrever a prosa em versos, aqueles com quadras de raiz popular, descobriu-o nos bancos da escola primária, onde nos encontrámos e uma amizade ficou entre nós.

[…]

A Lezíria, essa imensa planície da borda d’água, já nos bancos da escola, fazia sonhar o Manuel Francisco, que lhe escrevia versos simples que, a mim seu companheiro de carteira, provocavam confusões de leitura. Afinal, em cada quadra, entremeava na rima toda a riqueza da forma de viver do Campino, homem curtido por mil sóis, que no dobrar do século XX, ainda enchiam aquelas terras guardando o gado bravo.

[…]

Num “esventrar” da sua caminhada pelo “O Ribatejo”, nas páginas seguintes nos coloca nas muralhas do castelo de Abrantes e, nos aguça o apetite na sua palha – que mais não é que os bolos doces da terra.

E, eis que se encontra “chapinhando” nos aluviões das terras entre o Tejo profundo e o Sorraia, provando o melão criado no Malagueiro. Termina o seu “devanear”, depois de andar pela charneca, em pleno “Coração do Ribatejo”, no alto do Almourol em Vila Nova da Barquinha.

[…]


Do prefácio (I) de José Gameiro



[…]

Esta obra retrata o ex-libris de cada concelho do nosso Ribatejo. Os seus versos resultam de um trabalho de muita pesquisa e dedicação, levando o nosso imaginário a viajar, percorrendo cada concelho desta linda região, sem ter que sair da nossa casa!

Também são abordados outros temas sempre relacionados com o amor e a amizade, sentimentos esses que tanto caracterizam e identificam o nosso amigo Manuel.

[…]


Do prefácio (II) de Elisabete Francisco


 

    

Livros do autor

publicados pela Modocromia