quarta-feira, 27 de abril de 2022

"S. Francisco Xavier" de Francisco Xavier Valeriano de Sá



20,00 €


É com nostalgia que o autor recorda a infância, embora entristecida aos dez anos de idade com a morte da sua mãe, mas suplantada pelo carinho e dedicação paterna e dos dois irmãos mais velhos.

Das recordações da juventude gravadas na memória, uma é a caminhada a pé que em 3 de dezembro de cada ano se fazia da casa dos pais na Ilha de Jua (St. Estevam) até à Velha Cidade, para a festa de S. Francisco Xavier. O grupo familiar, composto pelo pai, a irmã, o irmão, o próprio e a encarregada dos serviços caseiros, iniciava a caminhada sob o frio de dezembro e no escuro das 4 da madrugada trilhando caminhos tortuosos por campos, matas, Toltó e Daujim, iluminados apenas pelas estrelas do firmamento, para chegar à cidade por volta das 7 h ao clarear do dia.
A caminhada fazia-se com entusiasmo que se mantinha até ao regresso, ao fim do dia.

[…]

Dos excertos de escritores proeminentes inseridos nesta obra dedicada a S. Francisco Xavier (1506-52), os do Fernão Mendes Pinto (1509-1583) merecem relevo, porque, como contemporâneo, são testemunhos presenciais do encontro com o Padre Francisco Xavier em Molucas, da viajem de Funcheo à China e da recepção em Goa do corpo incorrupto do Santo vindo de Malaca.

Face aos valiosos dados obtidos da família Jasso y Xavier; do título Gõymcho Saib – Senhor de Goa; das narrações relevantes do conceituado historiador Pe. Francisco de Sousa S.J. (1649-1712); dos depoimentos de Fernão Mendes Pinto, contemporâneo e amigo do Santo; de diversos factos e acontecimentos quase desconhecidos de muitos; e fotos de valor histórico, o autor sentiu-se na obrigação de não os deixar desaparecer com a poeira do tempo, mas de os divulgar através desta publicação sobre o glorioso S. Francisco Xavier – Gõycho Saib – Senhor de Goa.
Por último a expressão de gratidão pela preciosa ajuda prestada pelos amigos: António Trigueiros S.J. (Pe.), Augusto Ferreira do Amaral, Lívia de Abreu Noronha, Maria Virgínia Brás Gomes, Teresa Maria de Mendia de Castro – Nova Goa e Venâncio Machado.


In nota introdutória de Francisco Xavier Valeriano de Sá