quarta-feira, 6 de julho de 2022

"…e Perenes São as Pedra" de Milanda

 

12,00 €



Indissociável do anterior, “Pedras Perenes”, é como eu gostaria que se considerasse este meu terceiro livro de poesia.

Irmãos nascidos em anos diferentes, são, no entanto, unidos. Quase dando ao leitor, cada um deles, a consciência da existência do outro, juntam-se e abraçam-se na palma da mão.

Têm estes livros um elo de ligação: as pedras, parte constituinte do nosso planeta. Em bruto ou, toscamente ou artisticamente, trabalhadas pelo Homem.

No final de um dos episódios do programa Visita Guiada, da RTP2, um arqueólogo afirmou: só as pedras e os astros são eternos. Esta frase serviu de inspiração para intitular este meu livro, bem como o anterior.

Curvo-me à magnitude das pedras e nestes dois livros lhes rendo homenagem. EU, passageira neste mundo.


in Introdução de Milanda

… … …

 […]


Com toque de lirismo romântico, o livro vai-se organizando em recantos de olhar e de emoções do sujeito poético, como num jardim de encanto e de exposição da realidade sem rendilhados especiais. Nestes canteiros de flores de diferentes corolas, aromas, estatuto, cor e textura, abrem-se ao leitor os arquivos da memória que traz à luz do poema criaturas, sonhos, impressões e sentimentos de amor ou desamor, de desejo carnal implícito ou sublimado, na expressão de alguma carga erótica com alma, que consagram caminho andado. Como a pedra que absorve a vibração de cada instante, também o sujeito poético retém a lembrança de tudo observado, vivido, almejado, transversalmente ao tempo

[…] 


In prefácio de Regina Correia