quarta-feira, 6 de julho de 2022

"Notáveis de Panoias" de José Maria Ferreira

25,00 €

 

Ao olharmos, hoje, para a nossa terra com casas humildes, ruas estreitas num perímetro pouco alargado, sem habitações emblemáticas de poder e de riqueza, não antevíamos que a vila de Panoias tivesse sido, nos séculos XIII até ao XIX, local privilegiado da governança do país, palco de lutas e guerras que aqui se travaram e foram decisivas no desenho de um passado incerto, que a trouxe a um presente sem glória.

José Maria Ferreira nasceu em Panoias há algumas décadas, cedo saiu como tantos de nós. Ancorado numa enorme crença da grandeza das gentes da sua terra, com (im)paciência e curiosidade imensas, investiu 16 anos do tempo livre que lhe deixava a sua profissão a consultar arquivos pelo país, onde, pacientemente, descodificou textos com linguagem nem sempre acessível, recolheu, interpretou e sistematizou informação e factos, que hoje nos permitem conhecer gente ilustre que na vila nasceu e cresceu num tempo de prosperidade.

[…]

A edição deste livro deve constituir um orgulho para o seu autor e para os seus conterrâneos. Através dele, vamos conhecer e partilhar com os nossos descendentes a glória da vila de Panoias abandonada e desprezada por políticos e políticas há muitas décadas.

A José Maria Ferreira a nossa gratidão!


in prefácio de Maria Odília Martins Dionísio Baleiro


Livros do autor
publicados pela editora Modocromia