sábado, 9 de novembro de 2019

Olhares e Sentimentos

12,00€

A palavra é um dos meios predilectos a que J. Ernesto da Fonseca recorre para se revelar. E é pela palavra em verso que o autor desfia, cronologicamente, o seu percurso de vida, que nos serve os temas que lhe são queridos, neste “Olhares e Sentimentos”, o seu primeiro livro de poesia, depois de participações em várias colectâneas e de já ter publicado livros em prosa sobre temas vários, o último “Memórias de um Enfermeiro de Aquém e Além Mar”, em 2018.

[…]
“Olhares e Sentimentos” é uma dádiva de quem pautou o caminho sempre em coerência consigo próprio, obedecendo apenas à “(…) curiosidade em conhecer algo para além do seu pequeno mundo (…)” e ao “(…) desejo de integração no meio em que vive (…)”, e de quem se entregou à vida com a humildade de dar e receber.
J. Ernesto da Fonseca, tal como ontem, também hoje, corre em busca do seu oceano, acompanhando com o mesmo olhar atento e ternurento o seu “… Sorraia correndo / Em busca do Oceano (…).

A J. Ernesto da Fonseca, companheiro e amigo, o meu reco­nhecimento e apreço por assim Ser, pelo muito que construiu, pelo seu lavor poético. Coruche assim o reconhecerá.



Do prefácio de Ana T. Freitas